Sugestão de pratos

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Saiba mais sobre os cogumelos

 
...


Altamente rico em proteínas, sais minerais, ferro, vitaminas B1 e B2, cálcio, fibras e outros elementos essenciais à saúde, os cogumelos comestíveis vêm conquistando seu espaço na mesa do brasileiro.

Muito difundidos na Europa e Ásia, os cogumelos comestíveis podem ser considerados “a carne vegetal” devido aos seus valores nutricionais (alta concentração de proteínas - veja a tabela abaixo).

Os cogumelos não são vegetais, muito menos verduras ou legumes. Pertencem a uma família própria (dos fungos), cuja característica é serem parasitas, ou seja, dependem de outro ser vivo para crescerem.


Fungo: 
D o lat. fungu.] S. m. Biol.
1. Organismo pertencente ao Reino Fungi (q. v.), e que pode existir ou como célula única, ou formar um corpo multicelular dito micélio, que consiste em filamentos denominados hifas. Os fungos são encontrados, ger., em condições terrestres úmidas e, devido à ausência de clorofila, são ou parasíticos, ou saprofíticos, em relação a outros organismos. Fonte: Aurélio

Porém, desde a antiguidade, o homem aprendeu a cultivá-lo e a diferenciar os cogumelos comestíveis dos venenosos e dos medicinais.

Calcula-se que existam no mundo aproximadamente 4.500 espécies de cogumelos. No Brasil, os cogumelos mais conhecidos são o Champignon de Paris (Agaricus bisphorus), Agaricus Blazei Murril ou Himematsutake, Shitake (Lentinus Edodes), Shimeji (Pleurotus Ssp) e Hiratake (Pleurotus Osteatus).



Além de serem alimentos de alto valor nutritivo, com quantidade de proteínas quase equivalente à da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e com baixo teor de gordura e carboidratos, os cogumelos estimulam o sistema imunológico e têm se mostrado importantes aliados no tratamento complementar de doenças que afligem a população mundial, como o câncer, lúpus, hepatite, HPV (Vírus do Papiloma Humano), AIDS, entre outras. De 1968 ao presente, o consumo anual no Brasil aumentou de vinte para cinco mil toneladas, mas o consumo per capita no país ainda é muito baixo (apenas 30 gramas por ano contra dois quilos na França e 1,3 kg na Itália). Cerca de 60% da produção nacional são consumidos in natura e os 40% restantes são absorvidos pela indústria de conservas.
Curiosidade:
Aquele cheirinho que sentimos de "terra molhada" nada mais é que o próprio fungo. Quando a água bate no solo, leva ao ar partículas que dão esse cheiro característico. 
Na natureza, os cogumelos têm um papel muito importante. Reproduzindo-se por meio de esporos, são constituídos por uma série de células filamentosas (as hifas), formando o corpo do fungo (micélio). Como não possuem clorofila, não podem se alimentar por meio da fotossíntese (como as plantas de folhas verdes), nem por meio da absorção de carbono da atmosfera. Sendo assim, o fungo depende da matéria orgânica da natureza. E é por isso que os fungos desempenham um importante papel na natureza: são decompositores de matéria orgânica morta, principalmente os vegetais. Por isso, vemos tantos fungos junto ao solo úmido e à madeira morta.
O cultivo do cogumelo não é muito complexo, bastando tomar alguns cuidados com relação à temperatura, umidade e ventilação. Como é muito sensível, o cogumelo cresce forte a uma temperatura entre 20ºC e 24ºC, com umidade de 70% a 80%. Precisa também de ventilação para evitar o acúmulo de gases venenosos que o próprio fungo desprende.



As variedades dos cogumelos

Champignon = Agaricus Bisphorus

Shiitake = Lentinus Edodes

Shimeji = Pleurotus Ssp

Hiratake = Pleurotus Osteatus

...




...

...
Muita proteína, sais minerais, ferro, vitaminas B1 e B2, cálcio, fibras e muito mais. É tudo isso que você encontra nos cogumelos.

No Japão, um país conhecido pela longevidade de seus habitantes (acima dos 80 anos), o cogumelo é um alimento do cotidiano, ao contrário do Brasil, onde ele está conquistando seu espaço aos poucos.

Uma das variedades mais famosas, a Agaricus Blazei Murril, que tem como característica a prevenção e cura de várias doenças (há inclusive estudos que avaliam sua propriedade de combate ao câncer), é hoje “febre de consumo” no Brasil. Contrariamente, no Japão, ele faz parte do consumo do dia a dia, sendo ingerido na forma de chás, o que ajuda a contribuir para a longevidade dos japoneses.

No Brasil, é muito consumido na forma de cápsulas, chás e tinturas.
Quando falamos sobre o aspecto nutricional, podemos afirmar que os cogumelos são um alimento quase completo. Entre os vegetais, o cogumelo só perde para a soja. Podemos até compará-los à carne vermelha, já que seus níveis de proteína são muito altos.

Para quem faz dieta, os cogumelos são uma ótima opção, pois nutrem, não engordam e possuem pouca gordura. Confira abaixo as propriedades nutricionais dos cogumelos e veja que, para se ter saúde, os cogumelos devem entrar no seu cardápio!



Comparativo Nutricional dos Cogumelos Comestíveis (%)
Variedade
Gordura
Carboidratos
Fibras
Proteínas
Shiitake
1
80
15
13
Shimeji
6
52
18
36
Champignon
4
53
7
28
Hiratake
7
68
19
36
Valores obtidos com o cogumelo desidratado

                                        

Um comentário:

paula disse...

os cogumelos sao ingais